Transformando Sonhos em Palavras - Portal de Noivas O CERIMONIAL
Anuncie no Portal de Noivas O CERIMONIAL

Transformando Sonhos em Palavras

Alguns noivos procuram alternativas de cerimônia de casamento, fugindo um pouco do estilo tradicional. Para que a cerimônia não religiosa tenha a cara do casal, o trabalho do celebrante começa por uma grande pesquisa. Ele deve entrevistar e conhecer a fundo os noivos e sua história. O papel do celebrante do casamento é composto por muitas tarefas que incluem a realização da cerimônia de casamento. O celebrante deve ser legalmente autorizado a realizar cerimônias. Dependendo do tipo de casamento que escolheu, o papel do celebrante pode ser maior ou menor. Os noivos não costumam interferir ou dar palpites em relação ao discurso do celebrante e o resultado é sempre comovente. Esse é seu papel, afinal ele estará transformando em palavras os sonhos do casal durante a cerimônia.

Um celebrante de casamento deve estar disponível para celebrar casamentos ecumênicos, casamentos inter-religiosos, com ou sem efeito civil. Seu papel é conduzir a cerimônia, não como faz o Mestre de Cerimônias, anunciando cada parte da mesma, mas fazendo a acolhida dos noivos, padrinhos e convidados; dando as boas vindas a todos; oficiando o casamento civil, quando devidamente habilitado para isso; conduzindo as orações quando o casal as solicita; fazendo a reflexão sobre o sentido do matrimônio; abençoando as alianças; invocando a bênção sobre os noivos e seu novo lar. Entre as funções do celebrante estão a criatividade ao dirigir palavras de sabedoria e encantamento ao casal e aos circunstantes; a humilde devoção ao invocar a bênção do Criador sobre o lar recém constituído; a alegria (Allegro ma non troppo) e a descontração para aliviar o natural nervosismo e ansiedade do momento. Conheça alguns tipos de ritos de celebração:

Rito Ecumênico - para casais de religiões diferentes como Espíritas, Católicos, Budistas, entre outros ou de Igrejas Evangélicas. Fala-se de Deus como Criador e fala-se de Espiritualidade no casamento sem tendências para qualquer religião específica.

Rito Católico Romano - para casais de origem Católica. A celebração acontece de acordo com a realizada na Igreja.

Rito Místico - para pessoas místicas ou que participam de algum caminho esotérico. Neste também se fala do Criador e Fonte de todas as coisas, bem como da Espiritualidade no casamento sem tendências para qualquer religião específica.

Rito Laico - para pessoas agnósticas (aquelas que consideram os fenômenos sobrenaturais inacessíveis à compreensão humana) ou as ateias. Uma celebração contemplando o Amor do Casal e a união da família.

Rito das Areias - os noivos vertem areias coloridas (cada um com uma cor) em um vaso comum. Enquanto isto, o celebrante vai dizendo algumas palavras de acordo com a história do casal.

Rito da Coroação – neste estilo os noivos são coroados como rei e rainha do lar. Um rito de profundo significado.

Rito da Partilha do Vinho – cada noivo oferece a taça de vinho ao outro para beber, simbolizando a partilha dos momentos felizes assim como o comprometimento nos momentos difíceis.

Rito da Declaração – cerimônia onde em um determinado momento cada noivo lê ou se declara ao outro com palavras de amor e confiança.

Categoria: Mestres de Cerimônia - postado em: 06/02/2015


Adicionar ao Favorito
 celebrantes   casamento  

Comentários - Total de

Ainda não temos comentarios para este artigo, aproveite e seja o primeiro(a) a comentar!

  Faça o login ou cadastre-se para enviar comentários

  Você também poderá gostar de:

Ler artigo Por que Optar pelo Celebrante de Casamentos?
  • 16/09/2014
  • celebrantes, casamento
Nem todos os noivos sonham com uma cerimônia de casamento no estilo tradicional, na igreja e muitos não sabem que existem alternativas para a celebração. Mas é possível realizar uma linda celebração, fora...

Leia Mais

Encontre Empresas Relacionadas

  Encontre Empresas

  Selecione a Categoria


  Compartilhe


Anuncie no Portal de Noivas O CERIMONIAL

  Galeria de Fotos

Desculpe, não foi cadastrada nenhuma foto.


  Os Mais Lidos


  Cadastre sua Empresa

  Cadastrar Empresa

  FORUM

Desculpe! Ainda não foi cadastrado nenhum tópico para este ítem.


publicidade

Anuncie no Portal de Noivas O CERIMONIAL